Pensamento
Resumir
Aprendizagem Organicional
No campo da administração, onde há grande amplitude de formação de teorias e técnicas de gestão, surge uma vertente que tem como premissa uma mudança de paradigma.
Diferente das teorias e técnicas convencionais, a filosofia das organizações que aprendem traz em seu conceito teórico uma nova maneira de encarar o mundo, as organizações e a forma de administrá-las e para que essa administração seja eficaz, a liderança faz-se necessária em todos os tipos de organização humana.
Desta feita, este estudo trata do conhecimento, de forma preliminar, sobre quais aspectos são abordados, que práticas podem ser elaboradas com base em seus princípios e o que muda com as novas propostas nos quesitos das empresas que aprendem e sobre sua liderança.
Gestão do conhecimento
Nos últimos anos, temos visto mudanças substanciais no posicionamento relativo das empresas, em termos de suas posições competitivas. Empresas e até países viram-se destronados de suas confortáveis posições por novos competidores mais aguerridos, com novas máquinas, equipamentos, tecnologias e possuidores de estratégias, técnicas e modelos de gestão no ambiente de manufatura. Entretanto, estes fatores deixam de ser o diferencial competitivo quando copiados e freqüentemente tornam-se fatores de igualdade para muitas empresas.
Como sobreviver neste novo cenário onde movimentos oriundos do mercado globalizado interferem na saúde das organizações? Renomados autores e pesquisadores descrevem que a capacidade de aprender mais rapidamente do que os concorrentes talvez seja a única vantagem competitiva sustentável, e a organização que valoriza o fator humano e cria uma cultura de aprendizado organizacional será capaz de desenvolver a vantagem competitiva sustentável. As condições necessárias ao estabelecimento do aprendizado na organização estão diretamente ligadas a sua cultura de estímulo ao aprendizado. Deve-se...
Capital Intelectual
Na nova economia,