O que é Pensamento
A palavra pensar deriva da expressão latina “pensare”, que significa pesar, avaliar o peso de alguma coisa. Pensamento é um processo mental que permite aos seres modelarem o mundo através de um processo de racionalização, deliberação e, por fim, modificação do seu mundo exterior e interior. Relacionando-o com o cérebro, podemos referir que o pensamento é um processo mental que apenas reside no ser humano, uma das potencialidades mais distintas que o indivíduo processa e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e idéias revela justamente a vontade deste. O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem, e é construto e construtivo do conhecimento.
A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade. Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade. Segundo Descartes, filósofo de grande importância na história do pensamento, a essência do homem é pensar. Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente". O pensamento faz a grandeza ou a pequenez do homem.
A grandeza humana decorre do pensamento bem pensado, que avalia a multiplicação do real e se esforça para desvendá-lo atentamente, saboreando sua riqueza e diversidade. Tal pensamento aprendeu a filosofar: a desejar amorosamente a verdade, a amar a sabedoria.
A pequenez humana decorre do pensamento obscuro, mesquinho que desconhece o sabor da busca do saber. Esse tipo de pensamento transforma-se em meio de ocultação da realidade. Por meio dele a atividade pensante, em vez de servir à liberdade pode transforma-se num instrumento de dominação social.