pensamento
O que se entende por pensamento? O pensamento é matéria? Como distinguir o pensamento como informação do pensamento como matéria? Em vez do termo fisiologia do pensamento, não seria mais apropriado usarmos fisiologia do pensar?
2. CONCEITO
Pensamento. Dada a dificuldade de conceituá-lo, podemos vê-lo sob quatro pontos de vista: 1º qualquer atividade mental ou espiritual; 2º atividade do intelecto ou da razão, em oposição aos sentimentos e volições, 3º atividade discursiva; 4º atividade intuitiva. (Abbagnano, 1970)
Fisiologia. Ciência que trata dos fenômenos vitais e das funções pelas quais se manifesta a vida. Parte da biologia cujo objeto é o estudo das funções dos organismos vivos, vegetais e animais.
Fisiognomonia. Baseia-se no princípio de que é o pensamento que põe em jogo os órgãos, que imprime aos músculos certos movimentos, daí se seguindo que, estudando-se as relações entre os movimentos aparentes e o pensamento, daqueles se pode deduzir o pensamento que não vemos. (Equipe da Feb)
Fisiologia do pensar. Diz respeito às relações matéria-espírito, corpo-alma, corpo-mente, matéria-consciência, físico-químico e, atualmente, mente-cérebro. Para Kant, a fisiologia do pensar resume-se em passar da sensação (estímulo desorganizado), para a percepção (sensação organizada), para concepção (percepção organizada) e para a ciência (conhecimento organizado).
3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Para os gregos, o que caracteriza o ser humano é a razão. Sentimentos e desejos fazem parte da natureza humana, mas devem ser modulados pela razão. O objetivo principal dos gregos era, através da razão, atingir a virtude, o termo médio entre dois extremos. Em termos sociais, a justiça era a virtude por excelência; no terreno pessoal, a prudência. Daí, as duas frases de Aristóteles: “O homem é um animal político” e “O homem é um animal racional”.
Na Idade Média, síntese da cultura grego-latina e cristianismo, o mundo foi criado para o homem, este imagem e