Auditoria Interna
Auditoria interna das normas da qualidade para obtenção da
ISO: um estudo de caso na indústria têxtil Dudalina S/A.
RESUMO
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolver um programa de auditoria para o setor de Gestão da Qualidade da indústria têxtil Dudalina S/A, localizada na cidade de Blumenau/SC.
O plano visou criar um processo de auditoria composto por um programa, um formulário e um cronograma a ser utilizado para a realização das auditorias internas. Assim, as auditorias poderão ser realizadas em todos os setores da organização. A pesquisa em ação foi o método utilizado, por meio da implementação do processo de auditora. O estudo buscou adequar a unidade fabril às exigências para a obtenção da certificação ISO, possibilitando a abertura de novos mercados. A implementação do programa de auditoria tem a finalidade de estruturar os processos internos de forma organizada e possibilitar a atualização contínua das normas da qualidade, mantendo a indústria competitiva.
Palavras-chave: Qualidade. Auditoria. Processos.
1. INTRODUÇÃO
O mercado globalizado, cada vez mais competitivo, tem exigido esforços constantes das organizações, estimulando-as a desenvolver estratégias para obter melhoria contínua e, assim, sobreviver à incessante sede de mudança dos clientes e à presença dos concorrentes. A busca pela excelência de produtos e processos leva cada vez mais as organizações a darem atenção a um conceito muito importante: a qualidade.
Neste sentido, as empresas têm adequado seus processos internos a fim de conseguir a certificação ISO, pois esta é cada vez mais um dos pré-requisitos para venda. Essa tendência na busca pela certificação da qualidade se estendeu mundialmente sendo que, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, até dezembro de 2004, foram emitidos 561.690 certificados ISO 9000:2000. A certificação ficará cada vez mais atraente para qualquer fabricante que queira comercializar no