Auditoria interna
Com a finalidade de entender o que significa auditoria interna, adotou-se a descrição contida no livro Auditoria Interna, de William Attie.
Segundo Attie (1992, p. 29), a Auditoria Interna, através de suas atividades de trabalho, serve à administração como meio de identificação de que todos os procedimentos internos e políticas definidas pela companhia, assim como os sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos.
A responsabilidade da auditoria interna perante o sistema de controles internos de uma entidade é oferecer à alta administração opiniões, informações e até juízos acerca da adequação, idoneidade e efetividade de tal sistema.
Pelo exposto, o objetivo da auditoria interna consiste em auxiliar os membros da empresa no desempenho de suas atividades. Para tanto a auditoria lhes proporciona análises, avaliações, recomendações, assessoria e informações pertinentes às atividades revisadas.
De acordo com Attie (2006, p. 208), para o alcance desses objetivos, o auditor interno, dentre outras funções, revisa e avalia a eficiência, adequação e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais, verifica se estão sendo cumpridas, corretamente, as políticas, os procedimentos e os planos estabelecidos, examina o grau de confiabilidade das informações contábeis e outras obtidas dentro da organização, e avalia a qualidade de desempenho das tarefas delegadas.
2 Função dA Auditoria Interna.
Podemos definir Auditoria Interna como uma função contínua:
A função de Auditoria Interna é contínua, pois ao contrário da Auditoria Externa ela não está na organização para uma análise específica, em determinado tempo, com um determinado objetivo. Ela atua na organização para garantir e preservar a “saúde” da mesma,