Ambiental
É surreal que crianças não conheçam certas frutas como manga e legumes como chuchu ou uma berinjela. Compreendo que há diversos tipos de frutas, legumes e hortaliças para dizer ao certo o nome de cada uma, mas o tamanho desconhecimento daquelas crianças se torna assustador.
Causa perplexidade ver crianças que não sabem brincar, como as crianças de duas décadas atrás. Brincar de correr, chutar bola, pular corda, taco, pega-pega, esconde-esconde etc. Hoje em dia, elas só brincam no vídeo game (caríssimo), computador, Iphone, Ipad entre tantas outras tecnologias que deixam as crianças preguiçosas e sedentárias.
Considero apavorante a quantidade de refrigerante que as pessoas e principalmente crianças bebem por DIA. Chegam ao ponto de tomarem Coca-cola no café da manhã.
A publicidade é um veículo muito forte para com os efeitos viciosos das crianças. Má alimentação, indução para que os pais comprem junk-food gordurosos e com grande quantidade de açúcar, por conta de um brinquedinho horrendo, sem qualidade e nenhuma segurança, com nome de personagens de desenhos e filmes infantis.
Fiquei muito angustiada com a quantidade de crianças com doenças sérias e que necessitam de grandes responsabilidades para sua própria sobrevivência. Parte o coração ouvir uma pré-adolescente dizer que não da pra competir fruta com salgadinho, pois o salgadinho é mais gostoso.
Sabemos que as propagandas voltadas para este tipo de coisa é muito grande, invasivo e acaba se tornando irresistível até mesmo aos olhos de um adulto, o que diremos das crianças! São empresas que investem pesado nisso.
Mas quero acreditar que os pais serão mais fortes do que essas empresas, afinal, é uma luta pela saúde de seus próprios filhos. Que esses