Elementos dos grupos 1 e 2 da tabela periódica- metais alcalinos e alcalinos-terrosos conceitos, características e aplicações
Unidade Universitária de Formosa
Departamento de Química
Química Inorgânica
Professor: Arílson
Acadêmico: Luiz Fernando
Elementos dos grupos 1 e 2 da tabela periódica-
Metais alcalinos e alcalinos-terrosos
Conceitos, características e aplicações
FORMOSA, 30 de agosto de 2012
Introdução
Iremos abordar as principais características periódicas e não periódicas, dos elementos químicos da tabela periódica que pertencem às famílias dos metais alcalinos e dos metais alcalino-terrosos. Suas principais características e suas diferentes aos demais grupos da tabela.
Também serão observadas as diferenças dos elementos químicos dentro de cada grupo, achando ou não alguma característica periódica entre eles e também se há alguma relação como características distintas como: raio atômico, energia de ionização, solubilidade etc. Será notado também outras características físico-químicas, como cor dos compostos, reações em água, ar, nitrogênio e ácidos-bases, e outras que for de grande relevância.
Metais Alcalinos (MA)
Importância dos elementos: Em geral, os metais alcalinos (MA) tem propriedades bem específicas em relação aos outros elementos da tabela periódica. Tendo importância, e muitas aplicações.
Os metais alcalinos são os elementos respectivamente, o lítio (Li), o sódio (Na), o potássio (K), o rubídio (Rb) o césio (Cs), e o Frâncio (Fr), Vamos abordar cada um separadamente:
1) Lítio
De n° atômico (Z) 3, o lítio é o primeiro metal alcalino dentro da tabela periódica, possui algumas propriedades interessantes, e também variadas aplicações. O lítio na forma de estereato de lítio (C17H35COOLi), é usado na fabricação de graxas lubrificantes, na forma de carbonato (Li2CO3) é adicionado a bauxita para obtenção eletrólita de alumínio.
As propriedades medicinais do lítio também são importantes, ele afeta o equilíbrio e desloca cátions