quimica
As propriedades periódicas são tendências ou características que alguns elementos químicos seguem e que marca sua localização na tabela periódica. Os elementos químicos são organizados de acordo com suas propriedades periódicas e tais propriedades são alteradas de acordo com o número atômico. As principais propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de Ionização, Afinidade eletrônica, Eletronegatividade, Eletropositividade e Potencial de Ionização.
Raio atômico: o tamanho do átomo
O tamanho do átomo e uma característica difícil de ser determinada, pois a eletrosfera de um átomo não tem fronteiras definida. De maneira geral, para comparar o tamanho dos átomos, devemos levar em conta dois fatores:
Caso os átomos comparados apresente o mesmo numero de níveis (camadas), devemos usar outro critério.
Generalizando:
Numa mesma família: o raio atômico ( tamanho do átomo ) aumenta de cima para baixo na tabela, devido ao aumento de numero de níveis;
Num mesmo período: o tamanho do átomo aumenta da direita para a esquerda na tabela, devido a diminuição do número de prótons nesse sentido, o que diminui a força de atração sobre os elétrons.
Variação do raio atômico na tabela periódica.
Energia de ionização
Quanto maior o raio atômico, menor será a atração exercida pelo núcleo sobre o elétron mais afastado; portanto; menor será a energia necessária para remover esse elétron.
Generalizando:
Numa mesma família: a energia de ionização aumenta de baixo para cima;
Num mesmo período: a E.I aumenta da esquerda para direita.
1energia de ionização
Variação da energia de ionização.
Ao retirarmos o primeiro elétron de um átomo, ocorre a diminuição do raio. Por esse motivo, a energia necessária para retirar o segundo elétron e maior.
Assim para o mesmo átomo, temos:
1ª E.I. 2ª E.I 3ª E.I
Afinidade eletrônica ou eletroafinidade
A medida