Biologia
Função condutora: Laringe; nariz; boca; nasofaringe; brônquios primários, secundários e terciários; bronquíolos.
Zona de condução: Cavidade nasal.
Epitélio respiratório: Células caliciformes (30%); Células colunares ciliadas (30%); Células basais (30%); Células em escova (3%); Células serosas (3%); Células do sistema neuroendócrino difuso (4%).
BRÔNQUIOS
Os brônquios principais fazem a ligação da traqueia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo.
Direito: menos oblíquo, mais curto e mais grosso.
Ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lobares. Estes, subdividem-se em brônquios segmentares, cada um destes distribuindo-se a um segmento pulmonar.
Os brônquios segmentares ramificam-se abundantemente em brônquiolos e estes em alvéolos (local que ocorre a trocas de gases - Hematose).
Porção Respiratória: Bronquíolos respiratórios; Ductos Alveolares; Sacos Alveolares; Alvéolos.
Pulmões: situado no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo então, as trocas gasosas (HEMATOSE). Estendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas.
Pulmão direito: mais espesso e mais largo que o esquerdo. Constituído por três lobos divididos por duas fissuras (obliqua e horizontal).
Pulmão esquerdo: tem uma concavidade que é a incisura cardíaca. Dividido em lobo superior (estrutura que representa resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio, a língua do pulmão) e lobo inferior por uma fissura oblíqua.
Ápice do Pulmão: voltado cranialmente e tem forma levemente arredondada. No corpo, o ápice do pulmão atinge o nível da articulação esterno-clavicular.
Base do Pulmão: forma côncava, apoiando-se sobre a face superior do diafragma.
A concavidade da base do pulmão direito é mais profunda que a do esquerdo (devido à presença do fígado).
Bordas do Pulmão: três bordas: anterior,