Toxicologia
A toxicologia é uma ciência multidisciplinar que tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos, estuda as intoxicações, os venenos que as produzem, seus sintomas, seus efeitos, seus antídotos e seus métodos de análise. Objetivo da toxicologia: é realizar avaliação do risco, o que constitui condição indispensável para o estabelecimento de medidas de segurança na utilização dos compostos químicos e, por conseguinte a proteção dos indivíduos expostos.
Agente tóxico: Substância química, de estrutura definida que interagindo com um organismo produz um efeito nocivo (efeito tóxico).
Toxicidade: Propriedade potencial que as substâncias químicas possuem, em maior ou menor grau, de exercer um efeito nocivo.
Agente tóxico ----->Organismo vivo ------>Efeito nocivo
Áreas da Toxicologia 1. Toxicologia Experimental – Área destinada a pesquisas científicas com materiais tóxicos. 2. Toxicologia analítica - Visa à análise dos produtos tóxicos objetivando determinar sua toxicidade, sua concentração tóxica, metabolismo, etc. 3. Toxicologia clínica - Estuda os sintomas e sinais clínicos, visando diagnosticar envenenamentos e orientar terapia. 4. Toxicologia forense - Estuda os aspectos médico-legais procurando esclarecer a “causa-mortis” em intoxicações, visando o esclarecimento a justiça da causa das intoxicações.
Problemas toxicológicos * Novos produtos devem ser testados antes que sejam liberados para uso. * Evitar que haja dano ao aplicador, tratando-se, por exemplo, de um aplicador de inseticidas. * Evitar que haja resíduos de agentes tóxicos em frutas e vegetais. * Evitar a ingestão de água contaminada. * Garantir medicamentos seguros. * Avaliar a presença e os efeitos nocivos de contaminantes em alimentos. * Evitar e /ou minimizar os efeitos nocivos de contaminantes ambientais.
Fatores que influenciam na Toxicidade * Fatores que dependem do