Filme o negociador
Ao iniciar o filme, o personagem Danny Roman, interpretado pelo ator Samuel L. Jackson, usa seu talento de negociação de formas claras e objetivas, ele usa o tempo, o poder e a informação ao seu favor.
A informação é muito importante para que ele tenha a condição de manter uma negociação com êxito com a pessoa que lhe convém, ou seja, nesse caso o sequestrador.
O poder é a persuasão para manipular o sequestrado, tirando dele todo seu foco, distraindo -lhe para que o plano de salvação do sequestrado seja um sucesso.
O tempo é onde ele usa para que no momento em que o sequestrador está interagindo com ele de forma distraída e até mesmo emocional, toda sua equipe se preparam para o golpe final, capturar o sequestrador e salvar o sequestrado com uma colaboração e elaboração perfeita de todos de sua equipe.
Logo após, todos se reúnem para uma breve comemoração, num momento descontraído, festejando com a equipe, quando de repente seu amigo e companheiro de trabalho resolve lhe contar sobre um desvio no fundo de pensão da polícia de Chicago, sem citar nomes dos envolvidos e fica uma conversa sem término.
O policial Danny está em sua residência com sua esposa, quando recebe uma chamada pelo bip em nome de seu amigo para que possam se encontrar, mas tudo não passa de uma cilada para que ele seja culpado de um crime que não cometeu. Ao chegar no local do encontro, ele encontra seu amigo assassinado e no momento que ele está dentro do carro tentando entender o que aconteceu, ele é pego em flagrante e visto como o assassino da morte do amigo que sabia demais.
Surgem então as expectativas de uma condenação, ele é exilado do cargo até que possam provar o contrário.
No auge se seu desespero ele com suspeitas de alguns amigos de trabalho em uma suposta conversa acaba que sequestrando algumas pessoas, entre elas um chefe da polícia envolvido com o desvio de fundos.
Nesse momento de pura tensão, entra então em cena mais um negociador, só que desta vez para