Quimica reações
A realização desse trabalho nos permitiu perceber que as reações químicas são caracterizadas por evidências que podemos notar e assim perceber quando ocorre ou não ocorre, para isso basta observar se há mudanças de coloração do sistema, liberação de gases, aparecimento de chama, aparecimento de luminosidade, etc. Quando não há evidências visuais da ocorrência de uma reação, constata-se a mesma através da mudança de temperatura do sistema e/ou mudança na alcalinidade ou acidez da solução, ou seja, mudança no PH. Elas ocorrem na eletrosfera dos átomos, logo não a alteração na quantidade de átomos dos reagentes e produtos. Para que ocorra uma reação é necessário que as substâncias no mínimo entrem em contato e tenham afinidade química (caráter oposto).
Através dos diferentes experimentos realizados no laboratório, pode-se observar a ocorrência de diferentes reações químicas e prevê-las com base nos princípios teóricos. Sabendo que toda equação química (forma gráfica da reação) deve ser balanceada pode-se equacioná-las.
Verificou na prática que há diferentes tipos de reações químicas, o que significa que as mesmas podem ser classificadas de acordo com o seu resultado final. A partir de noções teóricas de química pode-se prever se haverá ou não uma reação, classificá-las e identificá-las.
Como consequência desse trabalho, expandimos nossos conhecimentos, e criamos em nossa mente vários conceitos mais corretos e completos a respeito das reações químicas, que como já foi explicado anteriormente é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais