Resenha
ENFERMAGEM – 1° PERÍODO
GUILHERME PRADO SALLES
RESENHA ENTREVISTA:
PERMISSÃO PARA SER INFELIZ
IPATINGA
03/2013
GUILHERME PRADO SALLES
RESENHA ENTREVISTA:
PERMISSÃO PARA SER INFELIZ
Trabalho entregue a professora de Fundamentos de
Sociologia, resenha da entrevista: PERMISSAO
PARA SER INFELIZ de Elaine Brum.
Orientadora: Luzia di Resende
IPATINGA
03/2013
Em minha opinião hoje em nossa sociedade a uma demanda muito grande em busca da felicidade. Mas esquecemos de entender o real sentido da felicidade. Ser feliz vai muito alem de ser alguém sem sofrimento, mas ser feliz é saber passar pelo sofrimento.
Na entrevista de Elaine Brum, podemos observar claramente a permissão para ser Infeliz. De acordo com a psicóloga Rita de Cássia: “Vivemos numa sociedade que pretende negar e rejeita toda espécie de tragicidade que a condição humana carrega consigo”. (http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2013/01/permissao-para-ser-infeliz.html)
Concordo com a psicóloga Rita, pois cada dia que passa em nossa sociedade buscamos colocar a responsabilidade de ser feliz em medicamentos, objetos, pessoas e esquecemos que obrigação de ser feliz é de nos mesmo.
Acredito que hoje em nosso meio somos pessoas despreparadas para enfrentar a infelicidade, com isso buscamos tratamentos em remédios, assim acreditando que iremos resolver nossos problemas.
Vemos em nosso meio pais desesperados em proporcional aos seus filhos a felicidade, com isso deixando seus filhos crescer sem “limites”, sem saber ouvir um “não”. Vemos mulheres loucamente em busca de uma pessoa satisfatório, ou seja, de um corpo escultural. Mas será que isso é a felicidade?
Obviamente que não! Felicidade é estar bem consigo mesmo, mesmo nos momentos de dificuldades. Acredito que precisamos permite a infelicidade. De acordo com a psicóloga Rita a importância da infelicidade: “Acredito que, em tempo de ditadura da felicidade,