toxicologia
Desde os primordios até os dias de hoje a toxicologia foi caracterizada em três fases
1- descoberta dos toxicos na natureza, exemplos animais e alimentos venenosos.
2- fins primitivos e homicidas, utilizando produtos como arsenico, cianeto, estrienina.
3-toxicologia moderna que é ocasionada através, de intoxicações profissionais, intoxicações alimentares, e iatrogenicas.
A intoxicação humana compreende uma grande variedade de processos, resultantes da interação de um agente tóxico com o organismo. Porém, para que o efeito tóxico ou adverso sobre o sistema biológico seja produzido, é necessário que o agente toxico ou seus produtos da biotransformação alcancem alvos específicos no organismo e permaneçam em contato com os mesmos por um período de tempo suficiente.
As fases da intoxicação são:
Fase I – Exposição: corresponde ao contato do agente tóxico com o organismo. Representa a disponibilidade química das substâncias e passíveis de serem introduzidas no organismo.
Fase II – Toxicocinética: consiste no movimento do agente tóxico dentro do organismo. É composta pelos processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção.
Fase III – Toxicodinâmica: corresponde à ação do agente tóxico no organismo. Atingindo o alvo, o toxicante ou o seu produto de biotransformação interage biologicamente causando alterações morfológicas ou funcionais produzindo danos.
Fase IV – Clínica: é caracterizada pelas manifestações clínicas, resultantes de agentes toxicos.
Alguns tipos de produtos que causam intoxicações:
- Medicamentos: é o tipo mais comum de intoxicação em todo mundo. Ocorre frequentemente em crianças e tentativas de