PROPRIEDADES PERIÓDICAS
ENGENHARIA DE CIVIL
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
ALINE CONCEIÇÃO NASCIMENTO DOS SANTOS
LAÍS GABRIELA GUEDES CARDOSO
SARAH DA PAIXÃO
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2013
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
ENGENHARIA DE CIVIL
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
POR
_________________________________
_________________________________
_________________________________
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2013
1 Introdução Teórica
As propriedades periódicas dos elementos químicos são as características inerentes a esses elementos, que variam de acordo com sua posição na tabela periódica, ou seja, com o número atômico. As principais propriedades periódicas são: eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, afinidade eletrônica, potencial de ionização, densidade atômica, volume atômico, temperatura de fusão e temperatura de ebulição.
As quatro últimas propriedades muitas vezes são consideradas aperiódicas por apresentarem certo desordenamento: o volume atômico cresce, no período, do centro para as extremidades; as temperaturas de fusão e ebulição crescem com o raio atômico nas famílias da esquerda (1A e 2A), e decrescem nas da direita (gases nobres e halogênios).
Nesses experimentos serão analisadas algumas propriedades inerentes aos elementos químicos e indispensáveis para o entendimento de muitas reações.
As propriedade mais estudadas são:
Eletropositividade indica a tendência do átomo em liberar esses elétrons quando ligado a outro. A eletropositividade cresce no sentido oposto da eletronegatividade: de cima para baixo nas famílias e da direita para a esquerda nos períodos.
O frâncio é o elemento mais eletropositivo, logo, tem tendência máxima à oxidação.
Raio Atômico se refere ao tamanho do átomo. Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. O átomo que possui o maior número de prótons exerce maior atração sobre seus elétrons.
Em