Propriedades periodicas
As propriedades periódicas são tendências ou características que alguns elementos químicos seguem e que marca sua localização na tabela periódica.
As propriedades periódicas são características ou tendências que certos elementos químicos podem relevar segundo a sua posição na tabela periódica, são propriedades dos elementos que ora aumentam e que ora diminuem com o aumento do número atômico. São elas: Raio atômico, Eletronegatividade, Potencial de ionização.
Desenvolvimento
Raio Atômico
Raio atômico é, basicamente, a distância do núcleo de um átomo à sua eletrosfera na camada mais externa. Porém, como o átomo não é rígido, calcula-se o raio atômico médio definido pela metade da distância entre os centros dos núcleos de dois átomos de mesmo elemento numa ligação química em estado sólido: O raio atômico cresce na família de cima para baixo, acompanhando o número de camadas dos átomos de cada elemento; e, nos períodos, da direita para a esquerda.
Quanto maior o número atômico de um elemento no período, maiores são as forças exercidas entre o núcleo e a eletrosfera, o que resulta num m enor raio atômico. O elemento de maior raio atômico conhecido é o Césio, entretanto, é muito provável que o Frâncio tenha um maior raio atômico, porém isto ainda não foi confirmado, em razão da raridade deste elemento na natureza.
Potencial de Ionização
Potencial de ionização é a energia necessária para afastar completamente um elétron do átomo isolado no estado gasoso. Todos os elétrons de um átomo são atraídos pelo núcleo, porém os elétrons da camada externa estão fracamente atraídos e podem ser arrancados formando o íon positivo (cátion), às custas de energia. O