PROPRIEDADES PERIÓDICAS
As propriedades periódicas são tendências ou características que alguns elementos químicos seguem e que marca sua localização na tabela periódica.
Os elementos químicos são organizados de acordo com suas propriedades periódicas e tais propriedades são alteradas de acordo com o número atômico. As principais propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de Ionização, Afinidade eletrônica, Eletronegatividade, Eletropositividade e Potencial de Ionização.
Essas propriedades são importantes para: Classificar substâncias elementares com base na investigação de semelhanças e diferenças entre as suas propriedades.
- Distinguir, através de algumas propriedades físicas, duas grandes categorias de substâncias elementares: metais e não metais.
- Mostrar, experimentalmente, semelhanças de comportamento químico em metais e em não metais.
- Concluir, a partir da semelhança de comportamento químico, a existência de famílias: metais alcalinos, halogéneos e gases raros
Organizar em colunas os grupos de elementos do número atómico de 2 a 20 por ordem crescente de número atómico.
- Dispor em tabela os grupos de elementos de número atómico de 2 a 20, respeitando a ordem crescente de número atómico.
- Integrar a Tabela numa classificação mais geral: Tabela Periódica dos Elementos.
- Reconhecer a existência de períodos na Tabela Periódica dos Elementos.
- Descrever a variação regular dos tamanhos dos átomos ao longo dos períodos e dos grupos até Z = 20.
- Verificar o caso singular do elemento hidrogênio.
- Utilizar a Tabela Periódica para relacionar e prever o comportamento de elementos, em exemplos simples.
Raio atômico
O raio atômico se refere ao tamanho do átomo. Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. O átomo que possui o maior número de prótons exerce maior atração sobre seus elétrons. Em outras palavras, raio atômico é a distância do núcleo de um átomo à sua eletrosfera na camada mais externa.