Propriedades periódicas
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A tabela periódica surgiu para organizar e agrupar os elementos químicos que têm propriedades físicas e químicas semelhantes, tais como os metais, semimetais, não metais, gases nobres, dentre outros. Os elementos são colocados em faixas horizontais (períodos) e faixas verticais (grupos ou famílias). Em um grupo, os elementos têm propriedades semelhantes e, em um período, as propriedades são diferentes.
As propriedades periódicas dos elementos químicos são as características inerentes à esses elementos que variam de acordo com sua posição na tabela periódica. Dentres elas, destacam-se a eletronegatividade, o raio atômico, afinidade eletrônica, densidade atômica.
Este relatório trata da quarta aula prática, intitulada Propriedades Periódicas. Foram feitos experimentos para dizer se alguns elementos são metais ou não metais; para verificar a seqüência dos metais alcalinos terrosos através da solubilidade (pela formação de precipitado); para deduzir a seqüência dos halogênios no grupo e para desenvolver um procedimento para testar a presença de cátions dos elementos dos grupos ‘II A’ (Alcalinos terrosos) e haletos em solução.
OBJETIVOS DA PRÁTICA
* Caracterizar alguns elementos como metal e não metal.
* Verificar a seqüência dos metais alcalinos terrosos no grupo, através de teste de solubilidade pela formação de precipitado.
* Deduzir a seqüência dos halogênios no grupo através de reações específicas.
* Desenvolver procedimento para testar a presença de cátions dos elementos dos grupos IIA e haletos em solução.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Caráter metálico
Foram