Exegese de Mateus 8. 28-34
Aproximação do Texto.
Leituras atentas do texto em boas traduções:
Bíblias: Bíblia Sagrada edição Pastoral, Bíblia Sagrada Almeida Século 21, Bíblia NVI (Nova Versão Internacional).
a) Que significa este texto tem para minha vida? Confesso que temia um texto com envolvimento místico, quando li a pericope de minha exegese pela primeira vez não vi muita riqueza. Vi a comum autoridade de Jesus diante de todo o mal, quando os demônios vão se apresentar e ele ordena que saiam, deixa claro o poder conferido a ele no céu e na terra. Continuei lendo e encontrei o medo dos que fogem diante do poder de Jesus, poder este que possibilitou a libertação dos homens e provou a morte dos porcos. A fuga dos homens se segue pelo aparecimento da multidão que pede a Jesus que se retire da região. Fica clara a frustração dos homens diante do poder que lhes dá prejuízo. Jesus é a meu ver expulso, pois ninguém permanece em um lugar onde é indesejado e quem sabe odiado por todos. Ainda quando um dos endemoniados está falando de sua insatisfação por se encontrar com Jesus antes da hora, deixa no ar que haverá uma hora onde esse encontro será inevitável. O salvador se encontra antes da hora com os inimigos da humanidade. Tudo isso me deixou meio pé atrás com todo esse ambiente de batalha espiritual. Como se precisasse haver outra forma de ver o texto.
b) Questionamentos chaves:
* Qual a 1° impressão provocada?
A primeira impressão provocada é a de que Jesus liberta de qualquer terror seja natural ou sobrenatural. Não a incapacidade diante do mal ainda que seja inesperado não há motivo para duvidar da libertação que vem de Jesus.
* O que foi comunicada para mim nesta 1° leitura? Nessa primeira leitura fui comunicado de que o mal conhece o bem, assim como quem faz o errado conhece o correto a fazer. Também que é melhor ser indesejado do que indiferente aos problemas das pessoas, Jesus é aquele que dá a própria vida para libertar, Ele