Diferença entre sabedoria chinesa e filosofia grega
Já Pitágoras com a filosofia grega diz que a Natureza é muito mais ampla que apenas feita de sexualidade entre os seres, ela faz distinção entre as qualidades sensoriais que nos aparecem e a estrutura invisível da Natureza, que, para ele, é do tipo matemático e alcançado apenas pelo intelecto. Pitágoras teria chegado à concepção de que todas as coisas são números e se encontram em permanente processo de mutação.
Assim, podemos dizer que não há uma filosofia chinesa, uma filosofia hindu, apenas uma sabedoria. Filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiram com os gregos e tornou-se mais tarde, por razões histórias e políticas, o modo de pensar do ocidente.
Através da filosofia, os gregos instituíram no Ocidente as bases do que chamamos de razão, racionalidade, lógica, ciência, ética, política, arte etc..
É por isso que, em decorrência do capitalismo ser a forma predominante de economia no Ocidente, do qual exige certo nível de desenvolvimento de técnicas e desenvolvimento científico herdado dos gregos, quando falamos em “ocidentalização dos chineses”, por exemplo, queremos dizer que o modo de pensar dos gregos foi incorporado até em culturas muito diferentes daquela onde nasceu a Filosofia. Um exemplo são as enormes atividades produtivas da China e como ela possui um mercado que engloba o mundo todo e sendo uma das maiores economias