Moluscos
Filosofia é uma palavra de origem grega composta por duas outras: Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável” e Sophia quer dizer “sabedoria”; Filosofa significa então amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber, e a disposição interior ou estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento e o respeito.
Atribuiu-se ao filosofo grego Pitágoras de Samos, que viveu no século V a.C a invenção da palavra filosofia, Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mais que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Pitágoras queria dizer que o filosofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros não coloca o saber como prioridade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir,mas sim pelo desejo de observar,contemplar e avaliar as coisas, as ações, a vida e acima de tudo o desejo de saber.
Quando se diz que a filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, e formas de pensar e de exprimir os pensamentos e estabelecem certas concepções sobre o que seja a realidade o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferente desenvolvida por outros povos e culturas. Tendo como exemplo os chineses que desenvolveram um pensamento muito profundo sobre a existência de coisas, seres e ações, contrarias ou opostos, que formam a realidade. Essas oposições deram nomes de dois princípios: Sendo Yin e Yang.
Yin é o principio feminino passivo na natureza, representado pela escuridão, frio e a umidade; Yang é do principio masculino ativo na natureza, representado pela luz, o calor e o seco. Para o filosofo Pitágoras a natureza é feita de um sistema de relações ou de proporções matemáticas, essas proporções aparecem para nossos órgãos dos sentidos sob a forma de qualidades contratais: quente-frio, seco-úmido, áspero-liso etc.esse pensamento alcança a