Molusco
Os moluscos apresentam o corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça desses animais podemos encontrar os órgãos dos sentidos e uma boca que possui uma estrutura parecida com uma língua cheia de pequenos dentes muito afiados que chamamos de rádula. Com a rádula, os moluscos conseguem raspar os alimentos, transformando-os em pequenas partículas que são enviadas para o estômago.
Através da rádula os moluscos conseguem raspar os alimentos
A massa visceral dos moluscos é o local onde se encontram todos os órgãos do animal. Revestindo a massa visceral há uma camada repleta de glândulas produtoras da concha, presente em alguns moluscos.
O pé nos moluscos é o responsável pelos movimentos e ele pode ser usado para cavar, rastejar ou nadar. No polvo e na lula os tentáculos fazem o papel de pé.
Anatomia interna de um caracol, um molusco terrestre
A maioria dos moluscos respira através de brânquias; mas outros moluscos realizam a respiração pulmonar, ou seja, respiram através de pulmões; e outros fazem a respiração cutânea, ou seja, respiram pela superfície do corpo.
Os moluscos que respiram através de brânquias vivem exclusivamente na água, como os polvos e as lulas. Já os que conseguem respirar através de pulmões são alguns moluscos terrestres, como os caracóis e caramujos; e os que têm respiração cutânea são as lesmas.
A ostra produz a pérola tentando se proteger
A ostra é o molusco responsável por produzir as pérolas que são muito apreciadas por algumas pessoas. A produção da pérola ocorre em razão da entrada de um corpo estranho, como grãos de areia, no corpo do animal, que produz várias camadas de madrepérola ao