molusco
Thaysa Gomes de Oliveira- 30967
Os moluscos podem ser encontrados em vários ambientes como no mar, na água doce e na terra. São organismos de composição frágil possuem corpo mole mas a maioria possui concha que protege o corpo, como por exemplo:
Caracol, marisco e a ostra. E tem os que apresentam concha interna o muito reduzida como a lula e os que não possuem concha como polvo e a lesma. A concha é importante para proteger esse animais e evitar que eles percam água ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele uma região chamada de manto. Os moluscos têm corpo mole. A sua pele produz uma secreção viscosa, também conhecida por muco, que facilita principalmente a sua locomoção em várias superfícies sem machucar o corpo.
O corpo desse tipo de animal é composto por: cabeça, pés e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestório e reprodutor. A forma e o tipo da concha são alguns dos critérios usados na classificação dos moluscos. Esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.
A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Entre eles estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.
Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.
Possuem na região da boca a rádula, um tipo de "língua raspadora" que facilita a alimentação desses animais.
Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos. São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho.
Eles são animais filtradores retiram o alimento da água. Não possuem cabeça,