JAPONÊS LEITURA E ESCRITA
A língua japonesa é importante devido ao poder econômico japonês, a cultura Otaku e por no Brasil existir a maior comunidade japonesa do mundo.
A Língua japonesa é uma língua altaica, não têm ligação direta com nenhuma outra língua no mundo, apesar de alguns pesquisadores dizerem haver uma ligação entre o japonês e o coreano.
Existe 4 alfabetos principais katakana(Alfabeto para nomes estrangeiros, destacar frases e nomes de empresas japonesas, possui 46 caractéris), hiragana(Alfabeto para conjugações, particulas,palavras simples entre outros,possui 46 caractéris), kanji (Alfabeto para radicais, substantivos, nomes próprios japoneses,adjetivos entre outros. É o maior alfabeto usado no japão sendo usado atualmente cerca de 2136 kanjis diferentes. Cada Kanji possui no minimo 2 leitura a Kun’yomi e a on’yumi ) e romanji (Esse é o alfabeto romano que usamos) e alguns sistemas de escrita para suporte man’yougana, furigana e okurigana. No japonês tradicionalmente usa-se a escrita da direita para a esquerda e na vertical, mas em muitas vezes é utilizada a escrita ocidental normal, na escrita não se separa as letras é tudo escrito junto.
Para melhor estudarmos o modo de leitura da língua japonesa vamos dividir as letras em famílias de acordo como são apresentadas no alfabeto acima:
Vogais - Elas são lidas exatamente como no português, mas no japonês a última silaba sempre será a mais forte.
Família dos K's - Lê-se igual ao C e Qu, ou seja, Ca, Que, Qui, Co, Cu.
Família dos S's - Exatamente como no português, mas como uma exceção, no Japonês não existe o som de SI, então SI será sempre escrito SHI (com o som de X).
Família dos T's - As letras TA, TE e To leem-se iguais, mas o CHI nós vamos ler como TCHI ou TI, o TSU não pode ser lido como TISU é um som único então tome cuidado na pronúncia.
Família dos N's - Lê-se igual.
Família dos H's - Todo H em japonês lê-se igual o H do inglês ou RR, parecido com Rato ou CaRRapato. Nessa