presal
Em 2007, a Petrobras anunciou ter extraído petróleo de boa qualidade a 180 quilômetros da costa e 7 mil metros de profundidade, logo abaixo uma espessa camada de sal. As estimativas iniciais, de 40 bilhões a 80 bilhões de barris, puseram o Brasil diante da perspectiva de se tornar um grande exportador mundial. Mas para concretizar o salto, o país terá de superar uma série de obstáculos. Em primeiro lugar, ainda não se conhece com exatidão o tamanho da reservas. Além disso, explorá-las em larga escala é um enorme desafio técnico, dada a profundidade, e econômico, dado o investimento necessário à operação.
Qual o volume estimado de óleo encontrado nas acumulações do pré-sal descobertas até agora? Os primeiros resultados apontam para volumes muito expressivos. Para se ter uma ideia, só a acumulação de Tupi, na Bacia de Santos, tem volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente (óleo mais gás). Já o poço de Guará, também na Bacia de Santos, tem volumes de 1,1 a 2 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural, com densidade em torno de 30º API.
(Eu (Alice) vou falar esse e dou mais uma pesquisada pra ver se não tem mais coisa)=: Maleficio: Meio ambiente: Muitos ambientalistas e pensadores se opõem à forma de pensar do Brasil, quanto ao investimento na exploração do Petróleo. Eles acreditam que isto pode tornar o Brasil um vilão do aquecimento global. O mundo está voltado para um pensamento de modificar as formas de obtenção de energia, por meios menos agressivos ao meio ambiente. Como, por exemplo, a energia eólica e a solar. Os depósitos do pré-sal