Sistemas microprocessados
Microcontroladores e sistemas embarcados – O sistema embarcado é uma única tarefa que interage continuamente com o ambiente (sensores e atuadores). Requer do projetista conhecimentos em controle de processos, sistemas de tempo real, aquisição de dados, atuadores e eficiência no programa.
Um microcontrolador contém microprocessador, memoria de programa, memoria de dados, dispositivos de entrada e saída (interfaces parelelas, interfaces seriais, conversores A/D e D/A, controlador PWM, contadores / temporizadores. Tudo num mesmo chip. Existe uma diversidade de fabricantes e modelos (PIC, AVR, 8051, Z8 Encore, HC08
Estrutura de um micro: Memória ( São armazenados os programas e os dados) – CPU (Interpreta as instruções do programa de execuçãoe executa as operações correspondentes) – Periféricos (São dispositivos de entrada e saída mediante os quais se introduzem informações e se recolhem os dados.
Processados vs microcontrolador: um microprocessador é um circuito muito complexo, em forma de circuito integrado que pode conter uns 7 milhões de transístores. Os transístores constituem os mais diversos circuitos lógicos (contadores, registradores, descodificadores) Estes C.I´s são dispostos de maneira complexa, dando ao microprocessador a capacidade de executar operações lógicos, aritméticas e de controle. O barramento de dados tem um maior número de bits, uma vez que sua área de aplicação é mais exigente ao nível do processamento da informação.
Microcontrolador: É um computador dentro de um circuito integrado. É possível integrar num único chip todos os componentes de um computador. Devido às suas dimensões tem pouca memória, o seu processador só reconhece algumas instruções básicas e está limitado na ligação directa a periféricos específicos. (Teclados, televisõres, alarmes, relógios etc). Os microcontroladores dispõe sempr e de I/O digital ou analógica o que não se verifica nos microprocessadores. Tem memória interna de leitura