O fim do mundo, é possível prevê-lo?
Neimar Plack Brauwers
O FIM DO MUNDO
É possível prevê-lo?
Igreja Evangélica Congregacional do Brasil IECB
Santa Rosa 2012
2
DEDICATÓRIA Com imensa gratidão e amor dedico este material a minha amada noiva, Aline Eliziane Assenheimer, que contribui significativamente, com apoio, motivação, e oração com a produção do mesmo. Sou muito grato a Deus pela bela e sábia noiva que me concedeu.
AGRADECIMENTOS Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por este material, pois foi Ele que concedeu a sabedoria, a direção e a orientação para produzi-lo. Também quero agradecer a todos que contribuíram com motivação, leitura e correção deste material, pois sem o esforço e compreensão dos mesmo, este material não estaria concluído. Quero também agradecer a minha noiva Aline, meus pais, irmãs, familiares e a família de minha noiva, e todos que contribuíram para na minha formação intelectual no seminário congregacional, pastores e suas famílias, tem parte, direta ou indiretamente, na conclusão deste material, a todos o meu muito obrigado.
3
Resumo Desde a ascensão de Jesus Cristo ouve o surgimento de diversas teorias de seu retorno para arrebatar a igreja dos fiéis, e do fim do mundo. Um fato interessante é que a teoria do fim do mundo não se restringe somente aos cristãos, mas diversos povos e religiões mundiais possuem suas teorias do fim do mundo, que possuem sua base em mitos oriundos da religião a que pertencem. Ao longo da história muitos homens e mulheres levantaram especulações sobre possíveis datas do fim do mundo, e cada data possuía um misto de possibilidade e ficção. Quando trazemos o assunto para o campo da análise científica, vemos que a ciência moderna possui estudos que contribuem para desmistificar a possibilidade de prever uma data de fim do mundo, mas não descarta a chance de um fato assim ocorrer. Segundo os cientistas o mundo pode ser alvo de uma catástrofe global por uma interferência espacial, um meteoro, uma explosão solar ou ainda