Trabalho
Sustentabilidade, a palavra da ordem do mundo hoje é sinônima de planejamento, boa gestão, consciência politica, participação, economia responsável, compromisso com valores humanos, cuidados com a natureza e as pessoas, ação local e visão global. Metade da humanidade esta atualmente na área urbana, só no Brasil 85% da população se encontra nas grandes cidades a falta de planejamento, responsabilidade sócio ambiental incentiva o crescimento desordenado destas cidades e o excesso de consumo esgota os recursos naturais; para melhorar essa confusão temos que fazer diferente, e isso é possível.
O Brasil precisa contribuir decisivamente com o movimento global e pelo desenvolvimento sustentável como já acontece em outras cidades desenvolvidas pelo mundo, vejam só:
MOBILIDADE: Em Copenhagen- Dinamarca, 530 mil habitantes quer ser até 2015 a melhor cidade do mundo para os ciclistas, todos os dias 55% dos moradores vão para o trabalho de bicicleta é possível carrega-las no trem e no metro, na capital dinamarquesa já tem cerca de 340 km de ciclovias além de outros 40 km de ciclovias verdes, a maioria das estradas principais tem corredores para bicicletas em ambos os sentidos. O aumento do uso destes veículos que são baratos e que não soltam gases tóxicos na atmosfera melhorando o transito e o bem estar das pessoas desta cidade.
ENERGIA SOLAR: Rizhão- China, 2,8 milhões de habitantes o governo tornou obrigatório a está lações de aquecedores solares em todos os prédios da cidade, além disso, a maioria dos semáforos e luzes de praças e parques são alimentados por células solares, reduzindo as emissões de carbono, a poluição local provocou uma revolução cultural na cidade.
BIODIVERSIDADE: Malmo- Suécia, 290 mil habitantes tem um sistema de água fluvial e telhados verdes que diminuiu as inundações criando um ambiente estético com alta biodiversidade, mais de um terço do lixo é transformado em adubo fértil por meio de compostagem,