Sistemas estruturais
Estrutura está em tudo que nos rodeia, nas plantas, no ar e nas pessoas, nos objetos e nas idéias. O conceito é amplo e encontra-se em todas as áreas do conhecimento.
No caso das edificações, a estrutura é também um conjunto de elementos – lajes, vigas e pilares – que se inter-relacionam - laje apoiando em viga, viga apoiando em pilar – para desempenhar uma função: criar um espaço em que as pessoas exercerão suas diversas atividades.
A noção de estrutura é parte integrante do inconsciente coletivo. Todo ser humano tem no subconsciente a noção de equilíbrio.
Uma maneira de se aprimorar no entendimento do comportamento das estruturas é a observação da natureza. A natureza tende a resolver seus problemas de ordem física e biológica da maneira mais simples, econômica e bela.
O estudo sério de como a natureza resolve seus problemas de subsistência tem levado o ser humano a inventar, ou melhor, a reproduzir soluções naturais, construindo os mais diversos tipos de objetos úteis para a nossa existência.
MATERIAL
Como se pode ver então, os edifícios usuais utilizam concreto armado, perfis metálicos, alvenarias, esquadrias, revestimentos, telhado, etc., combinados das mais diversas maneiras de modo a atender a demandas específicas.
Elementos Estruturais
Podem ser divididos em três categorias: * elementos estruturais básicos: lajes, vigas, pilares.
São os elementos que compõem o esqueleto estrutural usual de edifícios, e cujo comportamento já foi bastante estudado, com modelos de dimensionamento bem resolvidos, pelo menos para os casos usuais.estudado, com modelos de dimensionamento bem resolvidos, pelo menos para os casoa Lassificação | Os Sistemas Estruturais podem ser classificados: * Estruturas Reticulares * struturas Reticulares: são formadas por elementos, onde uma das dimensões é