Gestao
A gestão participativa constitui um dos temas desenvolvida actualmente, quer pelo Ministério da educação, tanto nas escolas como forma de envolver a comunidade a participar nas actividades escolares. A gestão escolar participativa representa a possibilidade da comunidade participar mais activamente da escola, auxiliando nas decisões relativas aos rumos a serem seguidos pela instituição, as directrizes organizacionais que nortearão a actuação dos educadores, servindo como uma forma da comunidade opinar sobre os elementos que são relevantes para a implementação de um ensino de qualidade.
Todavia, envolver, articular e promover a acção das pessoas nos processos democráticos de participação na sociedade e na escola não se decreta por normas e discursos. Pensamos que abordar a gestão participativa no contexto escolar é entende-la na prática os desafios que colocam e nos benefícios que traz para a sua gestão, (FONTE, 2009:11).
A transformação das praticas de gestão tendo em conta o trabalho em equipa, liderança democrática, da participação da comunidade, pais/ou encarregados da educação, passa a ser uma exigência no sentido de criar um ambiente de crescimento e desenvolvimento das instituições escolares.
O presente trabalho de pesquisa tem como tema: Gestão Participativa nas EPCs: estudo de caso Escola Primaria Completa do Aeroporto, e tem como objectivo conhecer os principios que são levados acabo na implementação do sistema da gestão participativa na Escola Primaria Completa do Aeroporto.
O estudo foi divido em quatro capítulos: O primeiro capítulo apresenta o Contexto e o Problema da Pesquisa, onde temos: Problematização, Justificativa, Objectivos, Hipóteses e delimitação do estudo. No segundo capítulo descreve se a Metodologia do Trabalho, onde apresenta-se o Tipo de pesquisa, Universo populacional, A amostra pesquisa, Técnicas de recolha de dados e método de apresentação e análise de dados. O terceiro capítulo debruça-se sobre a