O fim do mundo antigo
Para entendermos como ocorreram os fatos históricos, quer por curiosidade sobre determinado assunto, quer por ampliação do aprendizado, ou até mesmo por outros motivos desconhecidos; é muito importante o conhecimento da linguagem para podermos dar interpretações coerentes e objetivas. O objetivo deste texto é mostrar como as atividades interdisciplinares ajudam a compreender a história como um todo. Através da linguagem podemos dar varias interpretações sobre um determinado assunto e assim aguçar ainda mais a curiosidade de verificar se realmente os fatos procedera de determinada forma. Ainda nesse mesmo texto, mostrar também a importância da Filosofia no ato de conduzir e interpretar um fato histórico.
Uma coisa que temos que levar em consideração é que através da linguagem podemos não apenas contar fatos históricos, mas também manipulá-los de acordo com os nossos interesses. Exemplos como esses podem vir de organizações políticas, religiosas e até mesmo nacionalistas. Porém de uma forma ética e correta, cabe a nós pesquisarmos fatos e assuntos históricos de forma “quase” neutra, trazer à luz fatos e informações importantes e assim organizar uma estrutura tal que possamos apresentar de forma coesa para outras análises e construções. É nesse momento que entra a linguagem. A linguagem é algo fundamental e insubstituível; seja ela direta ou indireta. É através da linguagem que proporcionamos ao ouvinte ou leitor uma explicação ou uma abertura de um debate, pois dessa forma podem haver várias formas de interpretações.
Para Ana Maria de Almeida Santiago¹ “Conhecer as implicações da sucessividade que envolve a narrativa humana, bem como os conhecimentos dos bons textos, das boas estruturas lingüísticas que traduzem tais narrativas não garantem a constituição de um sujeito histórico capaz de agir com adequação para uma sociedade melhor. Levar o aluno a discorrer sobre qualquer processo histórico é só o início de