O fim do mundo antigo
Trabalho InterdiciplinaR iNDÍVIDUAL
Londrina
2012
tRABALHO inTERDICIPLINAR INDÍVIDUAL
Produção textual interdiciplinar individual ........ apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral .
Orientador: Prof. Guilherme, Celso, Márcia, Bernadete e Taíse.
Londrina
2012
INTRODUÇÃO Analisando o texto “O fim do mundo Antigo” podemos perceber inúmeras interpretações sobre a “queda” do Império Romano. Mas o objetivo maior desse trabalho é identificar características da produção historiográfica sobre a antiguidade. E também entender como a História se relaciona diretamente com outras áreas como Linguagem e Filosofia.
DESENVOLVIMENTO
A essência da história é a linguagem, é através da linguagem que se verbaliza o passado. A linguagem é uma maneira de captar o mundo a nossa volta perceber a realidade. Sem a linguagem não teríamos como nos referir ao mundo , as sensações e nem contar a história.
Os termos usados no texto “O fim do mundo antigo” como “queda”, “declínio” e “bárbaro” só tem sentido quando integralizado. Elas indicam uma concepção e uma interpretação do historiador sobre o período estudado.
Segundo BAKTIN “A palavra está sempre carregada de um conteúdo de um sentido ideológico ou vivencial”.
O sentido ideológico é determinado pelo contexto. ”Claro que um texto pode ser lido de diferentes modos, com finalidades específicas. No entanto, é possível perceber, implícita ou explicitamente, em qualquer texto, de qualquer natureza alguns aspectos recorrentes, como os elencados: sentido, perspectiva,interdiscursividade,intertextualidade,ideologia”. (Pagnan, 2009, p89) “Também é possível ler um texto, publicado em tempos passados, e fazer dele uma leitura atualizada, uma interpretação baseada nos valores contemporâneos,