O estágio: um processo de aprendizagem
Ana Cláudia da Silva Alves
Resumo:
O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. O presente trabalho tem por objetivo relatar a observação durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Ciências Integradas do Pontal. O estágio foi realizado em uma Escola de rede Estadual no município de Ituiutaba - MG. O Estágio Supervisionado visa articular a teoria com a prática na área de gestão de processos educativos, analisando os variados instrumentos de trabalho e diferenciadas formas de planejamento da práxis pedagógica, assim este primeiro estágio visa à observação.
Palavra-chave: Estágio Supervisionado. Educação. Matemática.
Introdução
A respeito da escola e da educação de um modo geral, é comum que muitas pessoas sintam-se capazes de julgar o que deveria, ou não, ser feito para conferir melhorias à estas realidades. Sobre como ser professor, também ouvimos comentários, em geral de pessoas que já vivenciaram experiências na escola e assim, muitos se permitem emitir julgamentos à respeito de como o professor deveria ser e se portar diante dos alunos. Em nossa sociedade, sem exceção, o professor é sempre vítima ou vilão, herói ou bandido, como se existissem apenas dois lados, dois extremos.
Entretanto, quando nos deparamos com a possibilidade real de estarmos numa sala de aula, por meio do estágio, alguns fantasmas insistem em nos assombrar. O fato de estarmos atuando como “professores”, mas sendo ainda estudantes é bastante contraditório, uma vez que em muitos momentos sentimos testados, avaliados constantemente. Porém, ao passo que nos inserimos na escola, nos aproximamos de um contexto particular, que tem regras