Preparando para a experiência de aprendizagem
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
Professor: MS. Fernando Nogueira
Alunos:
Gustavo Monteiro
Janaina Ciodario
Julia Lourenço
Rian Costa
Rio de Janeiro, 29 de maio de 2014
Preparando para a experiência de aprendizagem
Definindo a experiência de aprendizagem
O ser humano é dotado de diversas capacidades, algumas geneticamente determinadas, outras adquiridas e aprimoradas de acordo com o ambiente.
Aprendizagem motora: Mudanças associadas à prática ou experiência que determinam a capacidade de um indivíduo de realizar uma tarefa motora.
A aprendizagem permite que essas capacidades primárias evoluam, de acordo com suas experiências e com o ambiente que vive.
Experiências de aprendizagem (ou prática deliberada): Situações onde as pessoas fazem tentativas deliberadas para aumentar sua performance em um movimento ou ação em particular.
Essas experiências permitem o aprendizado de forma completa. Podem acontecer em diversas situações, envolvendo um ou mais aprendizes. Essas experiências podem ser orientadas por meio de um instrutor, professor, terapeuta ou técnico, e os mesmos avaliarão o progresso. O profissional deve antes de orientar o aprendiz a qualquer atividade, considerar a finalidade da experiência de aprendizagem daquela pessoa, ou seja, o profissional e o aprendiz devem estabelecer as metas desejadas. Para facilitar a avaliação do progresso, os aprendizes devem estabelecer metas para identificar as habilidades e comportamentos que querem atingir.
Existem três tipos de metas: Metas de resultado, metas de performance e metas de projeto.
As metas de resultado focam no resultado final da atividade, como por exemplo, ganhar um campeonato de atletismo. Esse tipo de meta pode não ser tão eficaz, porque não existe o controle em relação aos outros. Por exemplo, o atleta pode bater o seu recorde e ter o seu melhor desempenho, mas pode perder para algum outro competidor com desempenho