Lendo e recriando um poema
Casa de Tomás Antônio Gonzaga – Poemas para Marília
Lendo e recriando um poema
Autor: Renato de Andrade Campos Silva
Público alvo: adolescentes entre 10 a 14 anos
Número de Participantes: 15
Instrumento mediador que será utilizado na Proposta de Projeto: A Teoria
Sócio interacionista, 2º a Teoria de Vygotsky
Vygotsky propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.
A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumento e signos. Um signo, de acordo com a teoria de Vygotsky, é algo que significa alguma coisa, como a linguagem falada e a escrita.
A aprendizagem é uma experiência social de interação pela linguagem e pela ação. Sendo a interação social a origem e motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual. Por exemplo, o ato de indicar um objeto, para uma criança pode não ter nenhum significado, mas quando a criança aponta para um objeto no intuito de alcançá-lo, e alguém pega para dar à criança
(interação), o ato de apontar começa a ter significado. Ela começar a pegar o significado socialmente compartilhado de apontar para um objeto.
Para ocorrer à aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal. Essa zona é o nível que começa com o real estágio de desenvolvimento da criança até o seu grau potencial de desenvolvimento. Avaliando a teoria de Vygotsky ele define a zona de desenvolvimento próxima como a distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob orientação de adultos ou em colaboração com pares mais capazes, conforme exemplo citado acima.
Analisando a teoria de Vygotsky, ele diz que a aprendizagem na sala de aula é o resultado de atividades que