pedagogia
SOBRE O SETOR SUPERMERCADISTA BAURUENSE
Mabile O. Gonçalves 1 José Ricardo S. Carrijo 2
1 – Aluna 4 º ano Administração da Instituição Toledo de Ensino Campus Bauru 2 – Professor Mestre e Diretor da Instituição Toledo de Ensino Campus Bauru
1 RESUMO
Com os passar dos anos as pessoas envelhecem física, mental e espiritualmente.
Suas percepções passam por grandes transformações de tal modo que ao passo que determinado produto ou serviço lhes era conveniente aos 30 anos, certamente a mesma pessoa quando estiver com 60 anos mudará de opinião uma vez que com seu amadurecimento suas necessidades passarão a ser diferenciadas. Basta observarmos nossos pais e avós para verificarmos a dificuldade que possuem para ver algum desejo de compra atendida devido aos estereótipos criados pela sociedade que traduzem a faixa etária da terceira idade como pessoas ranzinzas e idosas demais para quem não se deve haver, nem dispensar maiores preocupações especificas.
No entanto, as pessoas que estão na terceira idade atualmente freqüentam academias, fazem atividades de aventura, estão no mercado de trabalho, viajam, estudam e namoram além de terem uma vida social intensa. É com esta visão que observamos este consumidor com grande potencial de compra e muitas vezes discriminado pelo mercado varejista não consegue preencher suas necessidades de compra.
PALAVRAS-CHAVES: Idoso, supermercado, consumidor.
2 INTRODUÇÃO
De acordo com pesquisas recentes realizadas pela Fundação Instituto de Administração (FIA – FEA/USP:2006), os adultos com mais de 50 anos aumentarão de 28 para 42 milhões de habitantes no país até 2010.
A cidade de Bauru possui hoje uma população idosa de mais de 37 mil pessoas, segundo estimativas da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE). O número é grande e crescerá ainda mais, podendo chegar a 44.061 em 2010.