O Estudo sociológico da escola
A educação é um processo difundido por toda a sociedade, o grupo educativo ou pedagógico se especializou no trabalho de transmissão cultural, os demais grupos (Família, igreja, estado, clube etc.) realizavam aquilo que chamamos educação assistemática, com o passar do tempo, os conhecimentos foram aumentando e tornando mais complexos, a sociedade passou a exigir pessoas especificamente treinadas para transmitir esses conhecimentos.
O número de especialidades que a escola estava encarregada de desenvolver era bastante restrito e limitava-se às artes, à medida que o número de especializações vai aumentando, a sociedade vai delegando poderes aos grupos instituídos que é o grupo encarregado da satisfação das necessidades de uma determinada sociedade. A escola é a instituição especificamente organizada para transmitir á herança da sociedade, a escola também é um grupo social.
A preocupação principal de um grupo educativo é a socialização, ou seja, a transmissão de conhecimentos, necessário ao desenvolvimento do indivíduo à sociedade, a escola contribui, e muito, na formação da personalidade do educando, facilitando o seu ajustamento social, a escola é uma realidade viva e complexa, o estudo da estrutura da escola envolve, os Educadores e os educandos.
Existem formas de agrupamentos na escola e esses agrupamentos refletem o tipo de relacionamento entre os alunos. Um aspecto importante a ser considerado no estudo sociológico da escola é o que diz respeito ao sexo. Antigamente o tipo de educação dado ao sexo masculino e ao sexo feminino era bastante diferenciado. Vamos encontrar na escola, também os grupos associativos, que exprimem uma realidade puramente social, dentro da escola há três tipos de grupos associativos: que são os recreativos que se caracterizam por brincadeiras, jogos em equipes etc. Os intelectuais que se reúnem para estudar, discutir assuntos que lhes interessem no momento e os cooperativos que procuram de algum modo