Comunidades tribais
Disciplina: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos da Educação
Resenha sobre o texto de Ileizi Luciana Fiorelle Silva, Ensino dos Fundamentos Sociológicos da Educação e Metodologias
Ileizi Luciana Fiorelli Silva, professora de Metodologia de Ensino de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Uel. Mestre de educação pela USP e doutora em Sociologia pela USP. Segundo o texto escrito por ela cujo objetivo é a importância do estudo dos fundamentos Sociológicos da Educação ela nos mostra:
Os Fundamentos servem para ampliar a visão dos alunos, para enxergarem além dos conceitos já construídos sobre a sociedade (escola, professores, política, violência).
Os professores devem ser neutros fiéis à ciência. Levando os alunos a irem além, a refletirem, superando a visões sobre a vida social.
Os Fundamentos Sociológicos inserem na educação, através dos professores, para que os alunos vejam à importância do direito sagrado das crianças ao atendimento escolar de qualidade; ajudando assim a compreensão da sociedade capitalista, desigualdade sociais, entre outras. Educação na perspectiva sociológica e antropológica estuda a sociedade, sua organização e os processos que unem os indivíduos ao grupo. A educação se dá através da cultura dos povos, e sempre busca desnaturalizar o que parece natural. O eixo crítico da educação e da sociedade capitalista a estudar mais a fundo o sistema educacional dedicou-se nos anos 1960 a 1980, concluindo a escola como “Aparelho ideológico do estado”. Infelizmente, os resultados desses estudos foram considerados “pessimistas ”do papel da escola e da educação, deixando alguns professores desanimados com a sua função, pois estudar sociologia os levava a saber a causa das desigualdades, que eram responsáveis pela violência simbólica e pela divulgação da ideologia burguesa; pois reproduziam uma educação comportamental técnica. A partir daí, muitos pesquisadores perceberam que