sociologia
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLOGICOS
DOCENTE: DORISMAR PEREIRA DA SILVA
DICENTE: MARIA LUCIANA SILVA DE SOUSA
ATIVIDADE AVALIATIVA DE RESENHA CRITICA
TERESINA – PI
OUTUBRO – 2012
ATIVIDADE AVALIATIVA DE RESENHA CRITICA
(AS REGRAS DO METODO SOCIOLOGICO)
Trabalho avaliativo apresentado na disciplina de Fundamentos Sociologicos, sob orientação do Professor Dorismar Pereira da Silva, como requisito para obtenção parcial de notas.
TERESINA – PI
OUTUBRO – 2012
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 3 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Émile Durkheim (1858-1917) foi sociólogo francês. É considerado o pai da sociologia moderna. É criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos. Émile Durkheim (1858-1915) nasceu na região de Lorraine, na França, no dia 15 de abril de 1858. Descendente de família judia, estudou filosofia na Escola Normal Superior de Paris. O fato de Durkheim não ter seguido os preceitos da cultura judaica pode ter influenciado o teor de seus estudos e suas preocupações religiosas, preferindo analisá-las desde o ponto de vista social. Estudou as teorias de August Comte e Herbert Spencer, o que fez com que conferisse uma matriz científica às suas teorias. As obras de Durkheim foram, Da Divisão do Trabalho Social 1893, As Regras do método Sociológico 1893, O Suicídio 1897, Formas Elementares da Vida Religiosa 1912. Émile Durkheim morreu no dia 15 de novembro de 1917. Encontra-se enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris.
Na obra de Durkheim As regras do método Sociológico, trata do comportamento, das regras e normas do individuo no meio da sociedade. Sendo que no convivo de uma só pessoa não pode ser um objeto ideal para o estudo da sociologia, portanto, é um elemento inadequado para o estudo à