O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
A cultura Brasileira, o comportamento do administrador baseiam-se em suas crenças, atitudes e seus valores, na qual tem sido entendido de forma dinâmica e esforço continuo.
Subsistema do Líder baseia-se na concentração do poder hierárquico. Personalismo onde é exercido com forte autoridade carismática, onde necessidades são atendidas na busca de obter privilégios pessoais na empresa.
Paternalismo baseia-se no grau de parentesco, amizade e até mesmo a intimidade com a ideia de sentir-se seguro pelo grupo.
Subsistema Institucional visa ao fenômeno do formalismo é uma das formas utilizadas para evitar incertezas no futuro. Um conjunto de crenças, expectativas e valores dos proprietários da empresa que orienta seus funcionários, garantindo sua aceitação de sua empresa na sociedade, a visão da empresa caracterizando a razão de ser da empresa.
Formalismo é a forma que a empresa tem de garantir seu futuro, manter segura através de suas tecnologias, mesmo fugindo de seus padrões, sendo assim alcança resultados imediatos.
Impunidade faz com que o poder dos líderes aumente ainda mais, onde todos quando violarem normas e regras da empresa são punidos de acordo com as normas da empresa.
Subsistema pessoal baseia- se na harmonia e segurança que o profissional possui dentro da organização, onde a valorização da empresa é visada que a necessidade do líder com isso os cumprimentos das normas da empresa torna se um caráter impessoal de cada colaborador.
Adaptabilidades se identificam na agilidade das empresas em ajustar-se a mudanças econômicas, e seus funcionários que buscam inovar processos tecnológicos dentro das organizações.
Para evitar conflitos são criados dentro do ambiente a delegação de