O estado e o mercado
Licenciatura em Ecoturismo
UC: Economia
O Estado e o Mercado
Trabalho realizado por: Sara Rodrigues, nº 20100440
Ano lectivo: 2012/2013
Coimbra
0
Índice
Resumo………………………………………………………………………………………………………………………2;
Introdução………………………………………………………………………………………………………………….3;
1. Economia de mercado versus economia de direcção central……………………….4-5;
2. Complementaridade entre Estado e mercado – o caso do sector turístico português………………………………………………………………………………………………………..6; Conclusão……………………………………………………………………………………………………………………7;
Referências Bibliográficas…………………………………………………………………………………………..8;
1
Resumo
A palavra economia deriva do grego “aquele que administrava o lar”.
Diariamente uma família depara-se com muita decisões, como por exemplo quais as tarefas que cabem a cada membro e o que cada um recebe em troca. Assim sendo, a família deve adequar os seus recursos escassos entre os vários membros e cada um deve-se especiallizar naquilo que se adequa melhor às suas capacidades. No entanto, a sociedade tambem se depara com várias decisões, pois é ela que decide quais as tarefas que serão executadas e quem as fará (N. Gregory Mankiw, 2000).
Devido à escassez dos recursos, isto é, devido à sociedade ter os seus recursos limitados e não ser capaz de produzir bens e serviços de acordo com os desejos das pessoas, a sua gestão é muito importante.
Assim, podemos afirmar que o estudo da economia baseia-se da forma pela qual a sociedade usufrui dos seus recursos escassos. Na maior parte das sociedades os recursos não são destinados por um único planejador central e sim por milhões de famílias e de empresas.
Em suma, os economistas estudam a forma como as pessoas tomam decisões, por exemplo o quanto trabalham, e como interagem umas com as outra, ou seja, estudam as forças e as tendências que afectam a economia como um todo (N. Gregory
Mankiw, 2000).
Palavras chave: economia; recursos escassos; sociedade;