as intervenções entre Estado e mercado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PRO-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
IVA ISLANE SIMOES ALVES
AS INTERVENÇÕES ENTRE ESTADO E MERCADO
Resenha crítica apresentada como atividade avaliativa da disciplina Estado, governo e mercado, ministrada pelo Prof. Msc. Ulisses Pereira Ribeiro no curso de Pós-Graduação Lato Sensu à distância de Gestão em Saúde.
ARAUÁ-SE
JANEIRO 2015
Os elementos mercado e Estado se relacionam em uma sociedade capitalista onde um depende da intervenção do outro. Para entendermos melhor vamos discorrer sobre essa relação.
Mercado pode ser definido como um sistema de trocas do qual participam agentes e instituições interessados em vender ou comprar um bem ou prestar ou receber um serviço. Já Estado é uma organização que exerce poder legítimo e supremo sobre um conjunto de indivíduos que ocupam determinado território. (COELHO, 2009). De acordo com o filósofo e economista escocês Adam Smith, o mercado é regido por determinadas leis que estao diretamente associadas ao caráter egoista do ser humano.(Apud, p.23).
O desejo de maximizar os ganhos individuais se traduzem em concorrência uns com os outros. Essa concorrência provoca um equilíbrio entre a quantidade da produção, a demanda e os preços. No mercado existe entao uma oscilação natural de bens. Quando há uma excassez do bem, o preço do produto sobe e a demanda cai, a margem de lucro aumenta e tende a atrair investidores. Quando a oferta do produto aumenta, o preço cai e a demanda aumenta, diminuindo o número de investidores, pois a margem de lucro passa a ser pequena.
Podemos dizer que o mercado se auto regula, pois essa relação entre a procura e a oferta de produtos são suficientes para regular os preços. Porém o mercado nao está dissociado do Estado. Este, é necessário para o bom funcionamento do mercado, pois, caso não haja intervenção, os investidores do mercado, movidos