Ação Integralista Brasileira- Um vomivmento Facista no Brasil Resenha
1035 palavras
5 páginas
MAIO, Marcos Chor; CYTRYNOWICZ, Roney. Ação Integralista Brasileira: um movimento fascista no Brasil (1932-1938). In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Orgs.) O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.Por: James Júlio de Sousa
Marcos Chor Maio é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado e doutorado em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro, e com pós-doutorado no Departamento de História da New York University.
Roney Cytrynowicz é historiador e escritor, autor de A duna do tesouro, Quando vovó perdeu a memória e Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial. É diretor da Editora Narrativa Um- Projetos e Pesquisas de História e editor de uma coleção de guias de passeios a pé pela cidade de São Paulo, entre eles Dez roteiros históricos a pé em São Paulo e Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo.
Segundo o texto “Ação Integralista Brasileira: um movimento fascista no Brasil (1932-1938)” observa-se que devido ao ambiente de indefinições que compreendeu o intervalo entre a crise de hegemonia das oligarquias da República Velha e o fechamento político, culminando no Estado Novo brasileiro, estimulou o aparecimento de projetos radicais e mobilizantes que tentaram galvanizar a sociedade com a ideia de mudança. As principais propostas desse tipo foram a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).
De acordo com os autores do texto, com o lançamento do “Manifesto de Outubro” foi fundada oficialmente a AIB em 7 de outubro de 1932 que existiu de forma legal até dezembro do ano de 1938, um ano depois do golpe do Estado Novo, imposto por Getúlio Vargas, que colocou os partidos políticos na ilegalidade. O movimento estruturou-se a partir de uma série de pequenos grupos e partidos de extrema direita, tais como Ação Social Brasileira, Partido