Ligaçao de um proverbio ao sermao de Santo Antonio aos peixes
Padre António Vieira diz: ”Já que não me querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes”, isto demonstra a importância dada pelos Homens às palavras de Padre António Vieira. Esta frase aplica-se no geral a todo o sermão, devido aos Homens ouvirem os pregadores e as suas doutrinas e, mesmo sabendo que são erradas, continuam a ter certas atitudes e a agir incorretamente, porque estes apenas querem satisfazer os seus apetites. Os Homens não seguem a verdadeira doutrina, como diz Padre António Vieira, ”Ou é porque o sal não salga, ou porque a Terra se não deixa salgar”, os Homens sendo a terra, não ouvem a palavra de Deus.
Por sua vez, os pregadores aplicam a falsa doutrina, esta é errada e não segue a Deus, em vez de pregarem a verdadeira doutrina, servindo como exemplo a expressão: “Os pregadores se pregam a si e não a Cristo”.
Concluímos assim que este provérbio se pode associar ao texto no seu geral, pois mostra-nos que as pessoas só querem ouvir aquilo que lhes interessa como o sermão nos mostra que os pregadores fazem aquilo que querem e os ouvintes aquilo que lhes convém. Dos provérbios que temos à escolha, “Não há pior surdo do que aquele que não quer ouvir” deve ser o que melhor se adequa ao sermão. Devido ao facto do significado deste provérbio ser que a pessoa se recusa a aceitar aquilo que é dito por alguém, porque não concordar ou por achar que sabe tudo.
Padre António Vieira diz: ”Já que não me querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes”, isto demonstra a importância dada pelos Homens às palavras de Padre António