obras literárias uem 2014
A falecida
Obras
Contos novos
Dois irmãos
Mário de Andrade
Milton Hatoum
D. Casmurro-
Machado de Assis
Iracema
José de Alencar
Melhores poemas
Cláudio Manuel da Costa
Melhores poemas
O calor das coisas
Poesias completas
Sermões do Padre Vieira
01-
Autores
Nelson Rodrigues
Manuel Bandeira
Nélida Piñon
Cruz e Sousa
Padre Antônio Vieira
A Falecida- Nelson Rodrigues
Comentário
A Falecida, 1ª tragédia carioca, foi considerada um marco na obra de Nelson Rodrigues.
Pela primeira vez o autor aproveitou sua experiência na coluna de contos. A vida como ela é... Para retratar o típico subúrbio carioca, com suas gírias e discussões existenciais.
Os cenários passaram do "qualquer lugar, qualquer tempo" das peças míticas, para a
Zona Norte carioca dos anos 50. Os personagens não representam mais arquétipos nem revelam alguma parte escusa da alma dos brasileiros. O que Nelson Rodrigues mostra agora é o cotidiano vulgar dos brasileiros. A falta de dinheiro, as doenças, o dedo no nariz das crianças, as pernas cabeludas de uma mulher, as cartomantes picaretas e o lado mais grosseiro da vida serão presenças constantes em suas peças daqui para frente.
A linguagem coloquial e repleta de gírias assustou a plateia do Municipal, afinal ninguém imaginaria colocar longos vestidos de veludo para assistir a uma peça onde a protagonista fala sobre futebol. Passado o estranhamento inicial da plateia com o "carioca way of life",
Nelson Rodrigues faz as pazes com o seu sucesso comercial. Talvez porque suas tragédias, quando viradas do avesso, comportem-se como comédias, preferência brasileira nos anos dourados. Escrita em 26 dias, A Falecida foi encenada pela Companhia Dramática Nacional e recebeu direção do quase estreante José Maria Monteiro. Nos bastidores, Nelson Rodrigues apaixonou-se perdidamente por Sônia Oiticica, intérprete da protagonista feminina Zulmira.
Apesar de se