A conquista dos direitos dos trabalhadores
Fatores como, o uso do carvão mineral, a modernização dos processos de colheita, a demarcação de terras transformando-a em mercadoria e uma grande disponibilização de mão-de-obra, além de outros, contribuíram para a eclosão deste tão consagrado movimento, que pôs em rumos completamente diferentes as relações até então mantidas pelo homem.
A grande questão é que, embora a Revolução tenha trazido enormes contribuições a humanidade, para chegar ao que temos hoje, foi necessário uma série de sucessões de lutas, diretas ou indiretas, contra a propriedade e o capital representados pela burguesia industrial. Isto aconteceu devido a desumanas condições em que os trabalhadores eram submetidos não somente nas fábricas, mas em suas precárias e superlotadas moradias, onde não havia saneamento básico e nem mesmo mínimas situações de higiene.
A exploração do trabalho infantil, a carga horária excessiva e exaustiva e o barateamento da mão-de-obra feminina e infantil em relação a masculina, foram típicas características das industrias da época. Em um depoimento que Robert Blincoe concedeu ao jornal Lion em 15 de janeiro de1828, ele afirma que a primeira tarefa que lhe foi dada, foi a de apanhar o algodão que caía no chão, embaixo do tear