blablabla
A FALECIDA – NELSON RODRIGUES: representa a vida como ela é, mostrando o subúrbio do Rio de Janeiro, onde se falavam gírias e discutiam assuntos quase sem utilidade nenhuma como o futebol. Representa o cotidiano, que às vezes era vulgar, dos brasileiros como a falta de dinheiro e as doenças.
Resumo – Marcela, obcecada pela ideia da morte, sempre quis um enterro luxuoso para compensar a vida pobre que levou, mas descobre que tem boa saúde e fica abalada, depois de um tempo contrai tuberculose e pede ao marido um enterro digno, este pede dinheiro ao homem mais rico do bairro, Guimarães, diz ao homem, sem saber que ele era o marido, que teve um caso com Marcela, deixando-o furioso e passa a chantagear Guimarães.
DOIS IRMÃOS – MILTON HATOUM: representa a busca do ser humano, que se sente, como um nômade, um exilado, onde quer que esteja. É acentuado nesta obra, com vários personagens que deixaram sua pátria para tentar a sorte no Brasil, e por seus descendentes, que ainda não se sentem à vontade no lugar que ocupam. No geral, trata da identidade pautada na cultura pós-moderna.
Resumo – A trama gira em torno da tumultuada relação entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, em uma família de origem libanesa que vive em Manaus. O ambiente que forma o pano de fundo da história é o de imigrantes que se dedicam ao comércio, numa cidade que vê aprofundar-se sua decadência, após o período de grande efervescência econômica e cultural vivido no início do século XX.
MARÍLIA DE DIRCEU – TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA: é um longo poema narrativo, composto por duas partes de cerca de trinta liras, termo utilizado para denominar os poemas que compõem a obra, e uma terceira que mescla liras, sonetos e odes. Seu enredo é profundamente relacionado à biografia do autor
Resumo – Marília e Dirceu são pastores de ovelhas em uma região não definida pelo autor.
Primeira parte: a obra uma preocupação intensa em louvar a beleza da