RESUMO O Mercador de Veneza Wilian Shakespeare
1253 palavras
6 páginas
Discente: RAMON FLORÊNCIO DE SOUSA1º Ano – Direito/2014 – Matutino – UEMS
Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito – IED
Data: 01/04/2014
Referência Bibliográfica:
Shakespeare, Wilian. O Mercador de Veneza. Trad. Bárbara Heliodora. 2ª ed. Rio de Janeiro. Lacerda, 1999.
RESUMO – INFORMATIVO/REFERENCIAL
A obra “O Mercador de Veneza” reafirma o talento de Wilian Shakespeare para mostrar, debater e criticar alguns aspectos da estrutura social na Inglaterra do século XV. Em linhas gerais, a obra apresenta como referencial o conflito entre Judeus e Cristãos.
O estereótipo dos personagens na composição narrativa permite uma aproximação gradual com o contexto histórico do autor. O personagem Bassânio, um veneziano que estava com dificuldades financeiras, planeja casar-se com Pórcia, uma bela e rica herdeira. Como Bassânio não tem recursos para disputar a mão de Pórcia, ele pede um empréstimo para seu amigo Antonio, que na obra é caracterizado como mercador. A fortuna de Antonio está investida numa frota de navios mercantes o que inviabiliza o imediato empréstimo para Bassânio, entretanto, Antonio autoriza Bassânio a empenhar crédito em seu nome. Aparece na narrativa o personagem Shylock, um judeu rico, que é caracterizado como ganancioso, que concorda em emprestar o dinheiro para Bassânio com a condição de que caso o dinheiro não fosse pago no prazo, Antônio pagaria a dívida com uma libra de sua própria carne. Shylock odeia Antonio e por isso acha razoável esse termo no contrato de empréstimo. Com o dinheiro em mãos, Bassânio chega a Belmonte e descobre que para ganhar a mão de Pórcia terá que se submeter a um teste envolvendo três arcas. Este teste foi deixado pelo pai da moça antes de morrer como requisito para que ela cassasse.
Graças a um truque de Pórcia, Bassânio se dá bem, mas logo após o casamento chega a noticia que os barcos de Antonio naufragaram e ele perdeu toda sua fortuna, estando sua vida, agora, nas mãos de Shylock.
Como Antonio não tem condições