hISTÓRIA DA LITERATURA ATRAVÉS DA DRAMATURGIA
História da Literatura Através da Dramaturgia (HLAD)
Letras (Bacharelado – 3º ano) – 2014
TRABALHO FINAL
Responda cinco, dentre as sete questões abaixo, ou desenvolva um texto dissertativo a respeito do tema I ou II.
1) Antígona (Sófocles) - Segundo Anatol Rosenfeld, a peça de Sófocles “exalta a liberdade individual contra a imposição do Estado”: “Por esse aspecto, Antígona é atual; defende o direito de o indivíduo atuar, diante da rigidez de um Estado autoritário” (ROSENFELD, 2009, p. 87). Explique esse comentário a um suposto leitor que desconheça a tragédia em questão.
Não tenho plena certeza de que os familiares dos guerrilheiros do Araguaia desconhecem essa peça, mas algo que eles lutam até hoje, é pelo direito de enterrar seua parentes que até hoje não se sabe onde seus corpos foram jogados. Mas de acordo com esse comentário é possível afirmar que essas pessoas que sofrem por não ter ao memos os ossos de seu entes, eles lutam contra o autoritamismo de uma ditadura onde muitos carregam na memória a dor da perda e de ser torturado. Me refiro aos familiares desses guerrilheiros desaparecidos pois fiz um trabalho no grupo de pesquisa da Ana Arguelho e Paulo Edir sobre a Antígona e o direito dos familiares de enterrar seus parentes até hoje desaparecidos.
2) As rãs (Aristófanes)
Como vimos durante o curso, a comédia grega passou por diferentes fases:
- Comédia Antiga, uma “sátira pessoal violenta”, com sentido marcadamente político (BRANDÃO, 1985, p.75);
- Comédia Mediana, uma forma de transição entre a temática mitológica e a crítica de costumes;
- Comédia Nova, que “girava em torno de problemas sentimentais de jovens casais e dos tipos e costumes que cercavam essa situação básica” (VASCONCELLOS, 2010, p.66). Levando em consideração esses aspectos, a peça As rãs, de Aristófanes, pode ser enquadrada em que tipo de comédia? Justifique sua resposta.
A peça as Rãs se encixa perfeitamente na