Estado e mercado
a- Estado Liberal
- Mercado seria uma instituição autorregulável, não necessitando da intervenção do Estado para funcionar bem;
- Ao Estado cabia ainda assegurar o direito e usufruto da propriedade, a proteção da vida, o direito de ir e vir dos seus cidadãos e a ordem pública. Para isso, teria de zelar pela administração e cumprimento das leis, manutenção dos registros de bens e direitos, conservação e policiamento das cidades e espaços públicos e repressão física, quando necessário.
- Direitos civis ( como o de ir e vir) e econômicos ( liberdade de profissão e de trabalho no mercado) dos seus cidadãos, e teriam também um importante componente político.
b- Estado Neoliberal
- O número excessivo de regras e controles estatais sobre a economia inibia os investimentos privados, comprometendo o crescimento econômico em especial, as relações de trabalho, pois a quantidade de leis e de restrições trabalhistas criadas pelo Estado de bem-estar social inibiria as contratações pelas empresas, impedindo a criação de empregos.
- Favor das privatizações, alegava-se que as empresas de propriedade do Estado seriam ineficientes e deficitárias, porque mantidas sob a proteção do poder público ao abrigo das leis do mercado.
- Abertura dos mercados nacionais para a concorrência internacional.
c- Estado de Bem- Estar Social
- Mínimo essencial para viabilizar a vida em coletividade, cedeu lugar a uma outra cultura mais solidária.
-Estado supri deficiências para promover o bem-estar nas sociedades força estatal, por meio da implementação de política públicas, visando intervir nas leis de mercado e assegurar para os seus cidadãos um patamar mínimo de igualdade social e um padrão mínimo de bem-estar.
-Aceitação da gerência estatal no funcionamento cotidiano da